22 de outubro de 2013

Bullying em Adolescentes Gagos

Olá curiosos,
         Após vos termos dado a conhecer o que é a gaguez e de termos explicado mais ou menos como funciona, vamos dar-vos a conhecer as infelicidades que algumas pessoas que gaguejam sentem.
         Infelizmente a gaguez é vista como um defeito nas pessoas e especialmente na fase da adolescência, é mais uma coisa que nos torna diferentes dos outros e, muitas vezes, consequentemente, alvos de intimidação física e/ou psicológica. Em muitos dos casos os agressores nem se apercebem que o que dizem ou como atuam, afeta realmente a vítima, mesmo que o agressor esteja só a brincar ou a tentar ser engraçado. Pois a “piada” começa numa pessoa, mas rapidamente torna-se algo dito pela maior parte dos colegas.
         Este tipo de assédio, na adolescência, pode não se reduzir só à escola, como também acontecer em locais de trabalho, locais de atendimento ao público, ou até em casa. O que torna o dia-a-dia e a capacidade de se expressar do indivíduo, experiências dolorosas e desconfortáveis. Para alguém que já sente dificuldade em se expressar, o stress causado pelo bullying pode levar à vergonha, ao medo de falar, à culpa e a casos de isolamento, desespero e ansiedade.
         Por isso conhece e dá a conhecer o que é a gaguez, para que juntos possamos parar a exclusão dos gagos, por parte dos ignorantes, e facilitar a sua integração. 



Curiosidade:

Qual achas ser a "melhor" gaguez? A gaguez hereditária, ou a que tem a causa numa lesão cerebral?



Nenhuma das duas é melhor, a gaguez hereditária pode ser passada de geração em geração, enquanto a gaguez por lesão cerebral tem danos cerebrais mais severos. Mas o mais importante, é que independentemente do tipo de gaguez, esta seja alvo de um tratamento correto e especializado por parte de um Terapeuta da Fala.

Sem comentários:

Enviar um comentário