Olá curiosos,
Hoje trazemo-vos alguns
testemunhos reais de adolescentes que têm gaguez.
“Quando meto o pé na escola
parece que estou a entrar no inferno… começam todos os meus problemas!... Sinto
também que os professores não compreendem o meu problema e expõem-me demasiado”
(Adolescente gago de 14
anos)
“Sei que os meus pais discutem
por minha causa: eles já não sabem como hão-de lidar com este meu problema…
eles não merecem um filho assim!”
(Adolescente gago de 17
anos)
“Recuso-me a dizer a palavra
MATEMÁTICA, até já criei uma nova palavra: ÁTICA, bem mais fácil não?”
(Adolescente gago num
chat da Internet)
“Ao longo da minha vida têm
existido períodos de tempo em que me sinto melhor que outros. Quando eu era
pequeno se calhar não me deram aquilo que eu necessitava, mas isso para mim já
não me preocupa muito. Neste momento estou muito melhor, estou a falar melhor e
a ler cada vez melhor (…)”
(Adolescente gago em
sessão de terapia)
O que achaste destes testemunhos?
Analisando
globalmente estes excertos conseguimos observar que por detrás destas palavras existe
frustração, tristeza, sentimento de culpa, angústia e comportamento de evitação.
Para um gago é necessário reduzir os seus medos e outros sentimentos negativos
associados à gaguez, pois quando o gago se torna menos emotivo perante a sua
gaguez, melhora a sua fluência e mais fácil será a intervenção. Deste modo, uma melhoria no meio ambiente pode melhorar a fluência e o desenvolvimento de uma auto-estima saudável diminuindo/eliminando os reforços negativos, as "chamadas de atenção", as correções, etc.
O
nosso papel como amigos, pais, colegas e professores é o de compreender e
ajudar ao máximo estes jovens, para que eles não vivenciem sentimentos negativos e
que sintam que não são julgados, incompreendidos, gozados e discriminados.
Ainda existe muito para fazer, mas todos juntos vamos conseguir!
Curiosidade: Sabias que um dos
métodos clínicos de intervenção com bons resultados na gaguez são sessões de
grupo com jovens que apresentam dificuldades semelhantes?
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